domingo, 14 de abril de 2013

Igreja atual

                                        

                                       



Hoje a igreja católica tem menos poder temporal que na Idade Média, logo seu campo de ação está mais restrito.

Existem também grupos e linhas dentro da igreja que tentam uma aproxiamação diferente em relação às questões sociais, embora não tenham muita força dentro da instituição, e sejam muitas vezes combatidos ou vistos com maus olhos.

O establishment da Igreja, por outro lado, não apresentou muitas mudanças, além daquelas impostas pelas condições (como a perda de poder e riqueza): continuam a ver os problemas sociais como um "mal do mundo", que não merecem muita atenção real da igreja, além de pequenos pronunciamentos, enquanto em questões específicas e pessoais, mas que abalam os dogmas da igreja, ela tende a ter respostas fortes e, mesmo descabidas, como tem sido a atitude da igreja em relação ao aborto dos fetos da criança de 9 anos que foi estuprada em Pernambuco, a questão do uso da camisinha ou da permissão de casamentos homossexuais.

Outro fator que não mudou muito é a luta da igreja para manter o mito da infalibidade de seus sacerdotes: casos de pedofilia entre padres são constamente acobertados pela igreja, em nome da "imagem" da ICAR.

Em resumo, a Igreja ainda não se conformou com o crescimento da laicidade e a consequente perda de poder que sofreu. Para alguns setores da igreja, e justamente aqueles que ainda detêm o poder, a Igreja Católica atual ainda é o poderoso ator político de antigamente, que tinha nas mãos o destino espiritual do mundo ocidental...



Nenhum comentário:

Postar um comentário